Facebook Twitter RSS
banner

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Steam, uma plataforma de jogos que combate a pirataria



No mundo dos games, a transição de 2013 para 2014 ficou marcada pela oficialização da oitava geração. A transição de gerações é um evento incrível para todos os jogadores. Enquanto são lançados no final da era dos jogos de altíssimo nível, como The Last Of Us, novas ideias, como Ryse: Son Of Rome, surgem dando força para a nova geração. E dessa vez os concorrentes são o Playstation 4, O Xbox One e o Wii U, não é? A resposta é não.
A verdade é que a Nintendo simplesmente se fechou no seu próprio nicho. Ela não concorre, ela existe como um mercado paralelo. O verdadeiro grande concorrente ao PS4 e ao One é o nosso velho conhecido computador. Iniciativas como Origin, GOG, Humble Bundle, Steam, jogos exclusivos como os indies da Steam Greenlight, League Of Legends, DOTA entre outros, deram força para que o PC fosse reconhecido na geração passada. E tudo começou com a Steam.
Para quem não conhece, a Steam é uma plataforma de distribuição de conteúdo digital que unifica todo o seus jogos do computador num único lugar, de forma semelhante ao que é o iTunes na área musical. Mas a característica que realmente o popularizou foram os preços acessíveis e comodidade.
Promoções de jogos de franquias reconhecidas a preços absurdamente baratos, facilidade de pagamento, backup automático dos saves dos jogos, uma comunidade de multiplayer e uma rede social. Se antes a forma de combater a pirataria era colocando vários CD-Keys, verificações on-line entre outras medidas que irritam mais aquele que compra o jogo do que quem pirateia, a Valve teve uma ideia genial. Ao invés de combater a pirataria, concorreu com ela, dando ao consumidor a oferta de um produto de custo benefício superior.
Aliás, relacionado a isso, Gabe Newell, co-fundador e CEO da Valve disse em entrevista ao "The Cambridge Student" em 2011: "Nosso objetivo é criar um serviço mais valioso que os piratas e fomos tão bem sucedidos que pirataria praticamente não é um problema para a nossa empresa". Os efeitos que foram gerados ainda na sétima geração são incríveis. Para se ter uma ideia, em 2013 a Steam cresceu 30% e chegou ao incrível número de 65 milhões de usuarios ativos. E isso refletiu na PS Plus e na Live, que fizeram muitas promoções também. É uma situação em que todos ganharam.
E como a Valve vai agir nessa oitava geração? Já existem os betas das Steam Machines e o SteamOS prontos para entrar de vez nessa briga, mas que ainda têm expectativas baixas. Se chegará ao patamar dos consoles de mesa, não se sabe, mas que o velho computador voltou a ter potencial de brigar, voltou. Bom para os PC gamers, bom para as indústrias que estavam perdendo a guerra contra a pirataria, mas muito melhor pra Valve e seus lucros astronômicos.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: admin
Lorem ipsum dolor sit amet, contetur adipcing elit, sed do eiusmod temor incidunt ut labore et dolore agna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet.

0 comentários:

Regras Comentarios:

1- Tenha respeito. Qualquer comentário de caráter ofensivo será apagado.

2- Nao Divulgar Outros Sites De Counter-Strike

3- Contato De Parceria , Devem Ser Feito na Pagina De Parceria

4- Todos Comentarios Sao Aprovados

5- Respeite a opinião dos outros. Insultos e xingamentos direcionados a outros usuários serão apagados.

6- Não utilize palavrões a não ser que seja necessário e num contexto amigável.

7- Não grite! Deslique o CAPS LOCK para comentar. Não estamos em 1996 e você não está no mIRC

8 - Não gostou? Existem milhares de ótimos sites de games brasileiros, procure outro! Nosso conteúdo é direcionado a pessoas inteligentes e educadas.